Motivar e Liderar Equipas de Trabalho
- Início da Formação - 7 de Abril de 2025

Enquadramento
Passamos uma parte substancial do nosso tempo em contexto de trabalho aceitar desafios e a interação com colegas é fundamental para a concretização dos nossos objetivos. Liderar pequenas ou grandes equipas requer essencialmente a aplicação de excelentes soft skills que por certo facilitam a consecução de resultados operacionais com empenho e comprometimento.
Neste curso vamos refletir sobre as ferramentas que podem melhorar para ornar o nosso dia a dia mais gratificante.
Objetivos Gerais
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Identificar as técnicas de assertividade e escuta ativa para uma comunicação não violenta;
- Identificar as ferramentas de motivação e satisfação de pessoas;
- Compreender as técnicas de dinamização das equipas de trabalho;
- Compreender o impacto do exercício da liderança nos processos de mudança e desenvolvimento dos colaboradores;
- Aplicar os conceitos através do programa de sugestões apoiado em análise de valor.
Conteúdo Programático
- Técnicas de assertividade e escuta ativa para uma comunicação não violenta
- Técnica DEEC e DEAR MAN;
- Modalidades da assertividade: Asserção básica; Mensagem do eu; Escalonada de confronto
- Ferramentas de motivação e satisfação de pessoas
- Diferentes conceitos, diferentes aplicações
- Feedback e feedforward: Qual a diferença e como pôr em prática
- Técnicas de dinamização das equipas de trabalho
- Grupo ou equipa? Critérios de identificação e ideias para ultrapassar
- Os cinco desafios ao trabalho em equipa
- O princípio da cenoura
- Impacto do exercício da liderança nos processos de mudança e desenvolvimento dos colaboradores.
- Os pilares da liderança servente e como os aplicar
- O calcanhar de Aquiles do líder: O princípio da justiça: distributiva, procedimental e distributiva
- Programa de sugestões apoiado em análise de valor
- Componentes de um sistema de análise de valor; Visibilidade; Estimulantes do ego; Estrutura.
Destinatários
- Todos os profissionais que, no exercício das suas funções necessitem de refletir sobre a sua atitude e comportamento como responsável de equipa, na senda de melhoria contínua.
Metodologia de Formação
Abordagem expositiva e participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos com casos práticos e partilha de reflexões pessoais.
A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas.
Recursos Pedagógicos
- Computador;
- Meios audiovisuais adequados;
- Manual de formação e outra documentação considerada adequada para o decurso do respetivo curso de formação.
Gestora de Formação
Duração
Preço
O valor da inscrição inclui:
Datas
Horário
Formato
Espaços e Equipamentos
Formação Certificada
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