Curso de Formação Específica Inicial: Sistemas automáticos e dispositivos autónomos de deteção de incêndio e deteção de gases.
Enquadramento
Nos termos do Despacho 11832/2021, na sua atual redação, define-se que os Técnicos que pretendam registar-se na alínea c) do referido Despacho devem obrigatoriamente realizar uma Formação de Específica Inicial de Sistemas Automáticos e dispositivos autónomos de deteção de gases, com uma carga horária de 28 horas.
Objetivos Gerais
Dotar os formandos com conhecimentos necessários para registo de técnico responsável SCIE, conforme Despacho 11832/2021, na atual redação, para o desempenho de funções de acordo com a alínea c).
Objetivos Específicos
- Identificar as Exigências regulamentares, nomeadamente o Regulamento Técnico de SCIE, notas técnicas a ANEPC, normas, bem como outras especificações técnicas e legislação aplicável;
- Obter conhecimentos teorico-práticos de: tipo de detetores, composição de um sistema de deteção, tipo de sistemas e dimensionamento, configuração de sistemas de deteção de gases;
- Identificar procedimentos de manutenção de SADI e SADG;
Destinatários
- Técnicos que pretendem obter o registo na ANEPC - alínea c) Sistemas automáticos e dispositivos autónomos de deteção de incêndio e deteção de gases.
Conteúdo Programático
Exigências regulamentares, nomeadamente o Regulamento Técnico de SCIE, notas técnicas da ANEPC, normas, bem como outras especificações técnicas e legislação aplicáveis.
– Definições;
– Tipos de detetores;
– Composição de um sistema de deteção;
– Tipo de sistema e dimensionamento;
– Organização de matriz de comandos;
– Instalação e exploração de sistemas de deteção de incêndio;
– Configuração de sistemas de deteção de gases;
– Instalação e exploração de sistemas de deteção;
– Procedimentos de manutenção de SADI e SADG;
– Apresentação de casos práticos
– Avaliação de conhecimentos.
Duração
Pré-Requisitos
Preço
Formato
Formação Certificada
Quer inscrever-se?
Preencha o formulário abaixo para receber todas as informações sobre o curso: