Curso de AVAC - Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado: Aplicações Práticas Inseridas no Âmbito das Respectivas Áreas

Curso Básico de AVAC

Enquadramento

Climatização em ambientes com permanência de pessoas:

A climatização resulta de uma conjugação de vários fatores, onde se pretende o atingimento de controlo de temperatura, níveis de humidade e qualidade do ar. Fala-se muito da importância da climatização em contexto residencial, empresarial e, às vezes, esquecemo-nos de como esta pode ser determinante em ambiente industrial.

A climatização industrial garante também que toda a dinâmica de produção, neste caso em contexto fabril, se mantém em funcionamento com qualidade, sem interrupções desnecessárias e caras. Tenha em linha de conta de que estamos efetivamente a falar da qualidade do produto. Esta é, sem dúvida, resultante das condições em que este é produzido! Por outro lado, há todo o equipamento e maquinaria e, acima de todo, a saúde dos funcionários que têm de ser protegidos.

Não falar da importância da qualidade do ar, sobretudo no contexto industrial, seria uma grande falha nossa! A falta de circulação de ar, por si só, já é meio caminho para a propagação de vírus e bactérias. Havendo a necessidade imperativa de renovação do ar, investir num purificador é proporcionar bem-estar e saúde! Se um ambiente interior é, por defeito, mais poluído do que o exterior, agora, imagine como o será numa fábrica de produção de tintas, por exemplo!

Impacto negativo na saúde de colaboradores:

A saúde das pessoas que frequentam e trabalham no espaço deve ser a primeira preocupação. Com o correto sistema de climatização há um aumento dos índices de qualidade do ar, por exemplo. Assim, se estamos a ter em conta um ambiente industrial onde existe toxicidade e não se tomam medidas para eliminá-la, as pessoas estão em perigo. Com a dispersão de poluentes, imaginemos na indústria automóvel, por exemplo, muito facilmente poderão aparecer doenças do foro respiratório. Inerente à falta de bem-estar das pessoas, está, obviamente, a perda de produtividade, os custos com as despesas de saúde e a substituição de mão-de-obra.

Danos na maquinaria:

Ágil, confiável, segura, eficiente. Vários adjetivos que descrevem o que deve ser a maquinaria industrial. Dependendo de requisitos variáveis, é fácil aferir que não podemos ter ambientes demasiados húmidos, quentes, frios, enfim… Há todo um ecossistema de equilíbrio que deve garantir as melhores condições de operacionalidade das máquinas de produção. A climatização contribui em grande escala para este equilíbrio.

Deterioração de infraestruturas:

Proteger o seu espaço é também proteger a sua empresa! Ao falarmos de indústria, associamos imediatamente a imagem de uma infraestrutura grande e sólida. Pois é, esta também tem de ser protegida! Um equipamento que sobreaquece porque não tem um ambiente com a temperatura adequada pode desencadear um incêndio. Os níveis elevados de humidade podem causar danos irreversíveis no espaço. Mais uma vez, aumentam os custos e diminui a produtividade e eficiência!

Falha de produção:

Este é sem dúvida o culminar de toda uma situação de défice em termos de climatização industrial. Em última instância, o seu negócio não prospera, a sua indústria tem falhas na produção. Não foram garantidas as condições para os seus trabalhadores produzirem, para as máquinas corresponderem à dinâmica, para o próprio espaço se manter.

Mas atenção! Não se trata apenas de não escolher o melhor sistema de climatização para o seu negócio, a má instalação e manutenção do mesmo podem ter consequências que vão desde a danos irreparáveis dos próprios equipamentos, passando pela falta de eficiência até ao aumento significativo de custos!

Objetivos Gerais

Aquecimento

  • Distinguir os diferentes tipos de aquecimento mais utilizados nos diferentes locais de permanência de pessoas

Ventilação

  • Distinguir os diferentes processos de ventilação; ventilação ambiente e localizada
  • Ter conhecimento do valor mínimo de renovação de ar por espaço, em função da sua utilização e do tipo de fontes poluentes nele existente

Ar Condicionado

  • Distinguir os equipamentos adequado aos diferentes tipos de instalações de Ar Condicionado.
  • Selecionar o modelo de aparelho que melhor se adapta ao local pretendido

Objetivos Específicos

Aquecimento

  • Selecionar o grupo térmico adequado para o fim desejado e em função do respetivo combustível a utilizar. Proceder à escolha e dimensionamento dos respetivos emissores térmicos Cálculo simplificado de sistemas de aquecimento. Regulação e controlo das instalações.

Ventilação

  • Selecionar o ventilador adequado em função dos critérios de seleção, tais como: – O tipo de local – A classe de fluido a transportar e as suas características – A configuração da instalação – Caudal e pressão, necessários – Nível acústico admissível. – Tipo de alimentação, Ter noção do conceito de “varrimento do local, Ter noção de captação localizada, Detetar os erros mais comuns nas renovações de ambientes, Efetuar cálculos simplificados de instalações tipo.

Ar Condicionado

  • Dimensionar uma instalação de AR CONDICIONADO através do cálculo simplificado das cargas térmicas do respetivo local.
  • Distinguir os diferentes tipos de Bombas de Calor
  • Ter conhecimento do seu funcionamento e dos respectivos componentes

Destinatários

Conteúdo Programático

AQUECIMENTO

  • Noções Gerais
  • Formas de transmissão de calor
  • Sistemas de aquecimento
  • Termo ventiladores

VENTILAÇÃO

  • Noções Gerais
  • Tipos de ventilação
  • Processos de ventilação
  • Partes principais de uma instalação de ventilação
  • Funcionamento da instalação

AR CONDICIONADO

  • Noções Gerais
  • Cálculo de cargas térmicas
  • Cálculo de condutas
  • Cálculo simplificado de uma instalação de Ar Condicionado
  • Eficiência energética dos edifícios
  • A Bomba de Calor – Descrição e seu funcionamento

 

REGULAÇÃO E CONTROLE DE INSTALAÇÕES AVAC

  1. Anatomia de uma central térmica;
  2. Componentes para centrais térmicas;
  3. Dispositivos de purga de ar e de separação de sujidade;
  4. Válvulas e acessórios para radiador;
  5. Válvulas de zona e motorizadas, válvulas misturadoras, coletores de distribuição, caixas e acessórios;
  6. Componentes para instalações de aquecimento por chão radiante;
  7. Bombas hidráulicas.

No final de cada módulo de 4 horas, haverá uma sessão de 2 horas para realização de exercícios práticos.

 

 

Metodologia de Formação

Gestora de Formação

Sílvia Amado - 962 166 435

Duração

18 horas

Formador

Eng. Carlos Martins Pereira
Saber mais

Preço

300 €

O valor da inscrição inclui:

Acesso à Plataforma E-Learning (GoogleMeet); Acesso à Documentação de Apoio, disponibilizada pelo formador; Certificado emitido na plataforma SIGO

Datas

4, 6, 11, 13, 18 e 20 de Novembro

Horário

19h00-23h00 e 19h00-21h00

Formato

Regime de Formação E-learning

Espaços e Equipamentos

Online/Live - Cada Participante precisa de ter Internet, computador ou telemóvel com câmara e som.

Formação Certificada

A formação é certificada pela DGERT e no final será emitido um certificado na Plataforma SIGO.

Quer inscrever-se?

Preencha o formulário abaixo para receber todas as informações sobre o curso:

Recursos Pedagógicos

  • Computador;
  • Meios audiovisuais adequados;
  • Manual de formação e outra documentação considerada adequada para o decurso do respetivo curso de formação.



AVAC é a sigla para Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado, um sistema que regula a temperatura, a qualidade do ar e o conforto térmico de espaços interiores. Esse tipo de sistema é essencial em edifícios residenciais, comerciais e industriais, uma vez que ajuda a manter ambientes confortáveis e saudáveis, independentemente das condições externas.

Um sistema AVAC típico inclui:

  1. Aquecimento – Mantém a temperatura em níveis confortáveis em climas frios, utilizando sistemas como caldeiras, radiadores ou piso radiante.
  2. Ventilação – Renova o ar interno ao remover poluentes, odores e excesso de humidade, promovendo a entrada de ar fresco.
  3. Ar Condicionado – Controla a temperatura e a humidade, especialmente em climas quentes, assegurando o conforto térmico.

A eficiência energética também é uma preocupação importante em sistemas AVAC, e tecnologias modernas permitem reduzir o consumo de energia, mantendo altos padrões de conforto.



Cenertec – Curso Básico de AVAC – Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado

Os sistemas de AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) são uma das grandes subespecialidades da engenharia mecânica. O objetivo do projeto de sistemas de AVAC é o de “equilibrar” o conforto ambiental com outros fatores como os custos da instalação, a facilidade de manutenção e a eficiência energética. A especialidade de AVAC inclui uma série de termos, alguns dos quais, são sumarizados neste curso. Climatização é o termo genérico que designa o processo de tratamento de ar ou a forma de fazer alterar, isoladamente ou conjuntamente, a temperatura, a humidade, a qualidade e a velocidade do ar num local no interior de um edifício. Inclui, portanto, as funções de aquecimento, arrefecimento, humidificação, desumidificação, filtragem e ventilação. Se todas estas 6 as funções poderem ser ativadas de forma conjugada, corresponde ao ar condicionado.

Aquecimento – Forma de climatização pela qual é possível controlar a temperatura mínima no local a climatizar. O mesmo que “aquecimento ambiental”.

Ventilação – Processo renovação do ar de um dado espaço, através de meios naturais ou mecânicos. É do conhecimento de todos que a permanência ao ar livre aumenta o apetite, a capacidade de trabalho e a boa disposição. Quanto mais puro for o ar, isto é, mais rico em oxigénio, melhor se desenvolvem as combustões internas do organismo e mais facilmente são eliminados os gases resultantes dessas combustões, expelidos pela respiração. Sabe-se, por experiência também, que quando se reúnem várias pessoas num local privado de renovação conveniente de ar, ao fim de pouco tempo surge a sensação de mal-estar. É certo que nem todas as pessoas se comportam do mesmo modo mas, mesmo as de melhor constituição sentem os efeitos nocivos duma atmosfera viciada. Nestas circunstâncias é preciso que o ambiente em todos os locais onde permaneçam pessoas seja propício à sua saúde, isto é, em todos os locais de trabalho, de descanso e de recreio deve reinar uma atmosfera de ar puro. Os vapores, gases e poeiras contidos no ar captados com dispositivos estudados devem ser removidos do mesmo, a fim de que ele possa ser libertado na atmosfera ambiente ou exterior devidamente purificado sem que ofereça, portanto, riscos à saúde das pessoas e danos ecológicos.