Comunicação Não Violenta – A Chave do Sucesso Pessoal e Profissional
- Início da Formação - 30 de Junho de 2025

Enquadramento
Por certo já teve momentos na sua vida em que se questionou “se tivesse falado de outra maneira…”
O conceito de comunicação não-violenta surgiu em meados dos anos 60 do século XX pelas mãos de Marshall B. Rosenberg e é uma ferramenta que nos ajuda a desenvolver a inteligência emocional, facilita o diálogo entre os pares e orienta-nos no caminho do não julgamento e da não critica. A comunicação não-violenta melhora o relacionamento da equipa, aumenta a produtividade e o comprometimento.
Objetivos Gerais
No final da formação, os formandos serão capazes de:
- Identificar as emoções básicas, sociais e de fundo e literacia emocional do EU;
- Identificar a diferença entre avaliação e observação;
- Compreender os 4 pilares da CNV:
- Observar; Sentimento; Necessidades; Pedido;
- Grupo ou equipa? Critérios de identificação e ideias para ultrapassar;
- Os cinco desafios ao trabalho em equipa;
- O princípio da cenoura;
- Aplicar a CNV em ambiente organizacional – 4 pilares e a boa gestão de desacordos em equipa.
Conteúdo Programático
- As emoções e literacia emocional do EU
- O que se passa no nosso cérebro quando alguém comunica connosco de forma violenta;
- Comunicação Não Violenta;
- Os 4 pilares a comunicação não violenta.
- Diferença entre avaliação e observação
- O que é julgar e observar?
- Avaliar e observar sem julgar;
- A importância da escuta ativa: empatia; reformulação e feedback;
- Técnicas de Assertividade e a comunicação não violenta;
- Como dizer não e dizer a sim a si mesmo?
- Os dilemas que dificultam o NÃO;
- 6 dicas para dizer não com sucesso.
- Descrever os Sentimentos
- Identificar os sentimentos que balizam as nossas necessidades e como podemos expressá-los;
- A influencia da expressão do sentimento no interlocutor;
- Compreender e desenvolver empatia por si e pelo outro.
- Necessidades
- O que são necessidades?
- Identificar as necessidades mais frequentes e o que acontece quando não é satisfeita;
- Ação intensão. Um binómio importante para o entendimento de uma necessidade.
- Pedido
- Como expressar pedidos;
- Características do Pedido – os 3 tipos de pedido: de reflexão/confirmação, de conexão e de ação;
- Como aplicar a CNV em ambiente organizacional – 4 pilares;
- Escutar mais; valorizar soluções; dinâmicas curtas e políticas internas;
- Padrões de pensamentos a evitar;
- Atitudes de desnivelamento: empática, avaliativa, interrogativa, interpretativa e orientação e apoio.
- Gestão de conflitos em contexto organizacional com a CNV
- Causas dos conflitos;
- Diferenças profissionais;
- Diferenças interpessoais;
- Características individuais;
- Estrutura organizacional.
Destinatários
- Todos os profissionais que, no exercício das suas funções necessitem de refletir sobre a sua atitude e comportamento como responsável de equipa, na senda de melhoria contínua.
Metodologia de Formação
Abordagem expositiva e participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos com casos práticos e partilha de reflexões pessoais.
A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas.
Recursos Pedagógicos
- Computador;
- Meios audiovisuais adequados;
- Manual de formação e outra documentação considerada adequada para o decurso do respetivo curso de formação.
Gestora de Formação
Duração
Preço
O valor da inscrição inclui:
Datas
Horário
Formato
Espaços e Equipamentos
Formação Certificada
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