Comunicação Não Violenta – A Chave do Sucesso Pessoal e Profissional

Comunicação Não Violenta – A Chave do Sucesso Pessoal e Profissional

Enquadramento

Por certo já teve momentos na sua vida em que se questionou “se tivesse falado de outra maneira…”

O conceito de comunicação não-violenta surgiu em meados dos anos 60 do século XX pelas mãos de  Marshall B. Rosenberg e é uma ferramenta que nos ajuda a desenvolver a inteligência emocional, facilita o diálogo entre os pares e orienta-nos no caminho do não julgamento e da não critica. A comunicação não-violenta melhora o relacionamento da equipa, aumenta a produtividade e o comprometimento.

Objetivos Gerais

No final da formação, os formandos serão capazes de:

  • Identificar as emoções básicas, sociais e de fundo e literacia emocional do EU;
  • Identificar a diferença entre avaliação e observação;
  • Compreender os 4 pilares da CNV:
    • Observar; Sentimento; Necessidades; Pedido;
    • Grupo ou equipa? Critérios de identificação e ideias para ultrapassar;
    • Os cinco desafios ao trabalho em equipa;
    • O princípio da cenoura;
  • Aplicar a CNV em ambiente organizacional – 4 pilares e a boa gestão de desacordos em equipa.

Conteúdo Programático

  1. As emoções e literacia emocional do EU
    • O que se passa no nosso cérebro quando alguém comunica connosco de forma violenta;
    • Comunicação Não Violenta;
    • Os 4 pilares a comunicação não violenta.
  1. Diferença entre avaliação e observação
    • O que é julgar e observar?
    • Avaliar e observar sem julgar;
    • A importância da escuta ativa: empatia; reformulação e feedback;
    • Técnicas de Assertividade e a comunicação não violenta;
    • Como dizer não e dizer a sim a si mesmo?
    • Os dilemas que dificultam o NÃO;
    • 6 dicas para dizer não com sucesso.
  1. Descrever os Sentimentos
    • Identificar os sentimentos que balizam as nossas necessidades e como podemos expressá-los;
    • A influencia da expressão do sentimento no interlocutor;
    • Compreender e desenvolver empatia por si e pelo outro.
  1. Necessidades
    • O que são necessidades?
    • Identificar as necessidades mais frequentes e o que acontece quando não é satisfeita;
    • Ação intensão. Um binómio importante para o entendimento de uma necessidade.
  1. Pedido
    • Como expressar pedidos;
    • Características do Pedido – os 3 tipos de pedido: de reflexão/confirmação, de conexão e de ação;
    • Como aplicar a CNV em ambiente organizacional – 4 pilares;
    • Escutar mais; valorizar soluções; dinâmicas curtas e políticas internas;
    • Padrões de pensamentos a evitar;
    • Atitudes de desnivelamento: empática, avaliativa, interrogativa, interpretativa e orientação e apoio.
  1. Gestão de conflitos em contexto organizacional com a CNV
    • Causas dos conflitos;
    • Diferenças profissionais;
    • Diferenças interpessoais;
    • Características individuais;
    • Estrutura organizacional.

Destinatários

Metodologia de Formação

Abordagem expositiva e participativa, promovendo a interação entre os participantes e a aplicação prática dos conceitos discutidos com casos práticos e partilha de reflexões pessoais.

A metodologia combinará brainstorming com algumas dinâmicas.

Recursos Pedagógicos

  • Computador;
  • Meios audiovisuais adequados;
  • Manual de formação e outra documentação considerada adequada para o decurso do respetivo curso de formação.

Gestora de Formação

Sílvia Amado - 962 166 435

Formador

Dra. Lurdes Viana
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Preço

190,00 €

O valor da inscrição inclui:

Acesso à Plataforma E-Learning (GoogleMeet); Acesso à Documentação de Apoio, disponibilizada pelo formador; Certificado emitido na plataforma SIGO

Datas

30 de junho e 1 de julho 2025

Horário

9h00 - 13h00

Espaços e Equipamentos

Cada Participante precisa de ter Internet, computador ou telemóvel com câmara e som.

Formação Certificada

A formação é certificada pela DGERT e no final será emitido um certificado na Plataforma SIGO.

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